Robero Correia, aluno frequentador do Ateliê há muitos anos, tem um processo criativo muito interessante e sui-generis de executar seu trabalho. Se apoia sempre na figura de um "homenzinho" que sempre desenha na mesma sequencia. Hora essa figura é a das notas de dinheiro dos cruzeiros antigos, hora é escravo no tronco, hora é trabalhador de construção civil, etc. Funde primeiro e segundo plano em um só, criando a ilusão de transparencia da vida real, como se tudo não fosse coisas, mas o espirito das coisas. Mas Roberto é assim mesmo, é só espirito nesse mundo, o resto não precisa, se sustenta assim, com seus desenhos e pintura que emerge durante horas a fio, em casa e no ateliê, saindo fora dessa realidade, criando todas abstrações desse mundo. Preenche cadernos e mais cadernos com as imagens mais simbolicas de objetos e situações, construido varios estereotipos de sua maneira de perceber as coisas. As vezes, forma composições abstratas magnificas, mas quando perguntamos para ele o que é, sempre tem um universo semiotico de significados e significantes unicos para nos explicar.
OBRAS, EVENTOS, PARTICIPAÇÕES ARTÍSTICAS, MEMÓRIAS, PENSAMENTO E REFLEXÕES ESTÉTICAS E DE HISTÓRIA DA ARTE DE MIGUEL AИGELO - RIBEIRÃO PRETO - SP
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Roberto e seu processo criativo
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Lobos - Os Bichos
As cores são vorazes e ensanguentadas, medos inconscientes talvez da infancia, vingança na tela em adulto
Passaro Ferido - Os Bichos
Despencou do céu e despedaçou na terra. É possivel ? Se fosse um avião...
Obs: Esse painel era grande, mais de 3 m de largura
Bicho esquisito - Os Bichos
Cachorro Alado - Os Bichos
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Pinturas abstratas Miguel Angelo
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Lindoneia viajando no espaço
Viajei nesta obra!!!
Obs: O Gerchman conheceu-a
Cavaleiros alienigenas
Abstrato misterioso, figuras surgidas ao acaso. Muitos encontram nele figuras de cavaleiros, burros, até figuras da Star Wars! Vamos viajar!!!
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Casal
Um casal estranho surge copulando com as formas e linhas que se encontram, se chocam, se acasalam, se fundem, se separam
Manequins
Expressionismo das figuras, tons escuros avermelhados, manequins sem braços, um mundo estranho surgem das manchas. Depois de passado o impulso devastador de esquartejar formas e cores buscamos referencias no nosso mundo inconsciente. As vezes é estranho criar!
Bizarro
Tem fases esquisitas: bizarras, escatologicas, surreais.....etc. Muito depois descobrimos as razões que estão por trás. Percebam um rato que saiu ao acaso na parte de cima do quadro!
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Desta fase, postada abaixo, recebi este comentário do Pedro Manuel (1978)
“Miguel Angelo Barbosa”.
A imagem reconstruída como um símbolo
Para quem olhar pela primeira vez a obra de Miguel Ângelo Barbosa, bem provavelmente a impressão resultante será a de um moço à procura de seu caminho, influenciado pelo estilo de vários artistas, entrosados com as poéticas expressionista, fauvista, e principalmente cubista. Klee, Chagall, Modigliani e Picasso são os inspiradores evidentes desta procura realizada numa seqüência fecunda de trabalhos.
Entretanto um contacto maior com seus quadros revela algo de diferente. Mais do que o reflexo da obra dos grandes sobre sua pintura, (que indiscutivelmente existe), assistimos à expressão conduzida por instancias presentes nas personalidades de Klee e Chagall.
Estes artistas, embora inspirados por aspectos mágicos e simbólicos da vida, não desprezam soluções cubistas. Apenas estas soluções nascem mais da necessidade de elaborar e coordenar metáforas sem a seqüência espacial exigida pelos sentidos no espaço euclidiano. Em outras palavras, pela necessidade de apresentar imagens que não se relacionam numa seqüência de espaço e de tempo igual a que somos acostumados a experimentar. E dado que o cubismo nasce da exigência de representar, de uma vez, mais experiências, diferente exigências, como a de Klee e a de Picasso, por exemplo leva a manifestações formais parecidas. Assim a procura de coordenar metáforas ou imagens diferentes numa mesma composição, aproxima a pintura de Miguel Angelo Barbosa ora a de Picasso, ora a de Klee ou a de Chagall. Este é o fio condutor que se esconde debaixo das varias manifestações.
Mais do que um moço à procura de uma linguagem, entre as oferecidas pelas poéticas do começo do século, estamos diante de uma linguagem que, correspondendo à uma necessidade interior, está à procura de uma organização espacial adequada, e nesta elaboração assume formas diferentes, sofrendo interferências, mas penetrando no centro do problema.
As variações em sua pintura não nascem de uma experiência externa e dispersiva, mas surgem dos desvios naturais num artista que persegue o encontro do mundo com a própria subjetividade. Daí decorrer que quanto mais subjetivos melhores são os quadros de MIGUEL ANGELO BARBOSA.
Pedro Manuel
A imagem reconstruída como um símbolo
Para quem olhar pela primeira vez a obra de Miguel Ângelo Barbosa, bem provavelmente a impressão resultante será a de um moço à procura de seu caminho, influenciado pelo estilo de vários artistas, entrosados com as poéticas expressionista, fauvista, e principalmente cubista. Klee, Chagall, Modigliani e Picasso são os inspiradores evidentes desta procura realizada numa seqüência fecunda de trabalhos.
Entretanto um contacto maior com seus quadros revela algo de diferente. Mais do que o reflexo da obra dos grandes sobre sua pintura, (que indiscutivelmente existe), assistimos à expressão conduzida por instancias presentes nas personalidades de Klee e Chagall.
Estes artistas, embora inspirados por aspectos mágicos e simbólicos da vida, não desprezam soluções cubistas. Apenas estas soluções nascem mais da necessidade de elaborar e coordenar metáforas sem a seqüência espacial exigida pelos sentidos no espaço euclidiano. Em outras palavras, pela necessidade de apresentar imagens que não se relacionam numa seqüência de espaço e de tempo igual a que somos acostumados a experimentar. E dado que o cubismo nasce da exigência de representar, de uma vez, mais experiências, diferente exigências, como a de Klee e a de Picasso, por exemplo leva a manifestações formais parecidas. Assim a procura de coordenar metáforas ou imagens diferentes numa mesma composição, aproxima a pintura de Miguel Angelo Barbosa ora a de Picasso, ora a de Klee ou a de Chagall. Este é o fio condutor que se esconde debaixo das varias manifestações.
Mais do que um moço à procura de uma linguagem, entre as oferecidas pelas poéticas do começo do século, estamos diante de uma linguagem que, correspondendo à uma necessidade interior, está à procura de uma organização espacial adequada, e nesta elaboração assume formas diferentes, sofrendo interferências, mas penetrando no centro do problema.
As variações em sua pintura não nascem de uma experiência externa e dispersiva, mas surgem dos desvios naturais num artista que persegue o encontro do mundo com a própria subjetividade. Daí decorrer que quanto mais subjetivos melhores são os quadros de MIGUEL ANGELO BARBOSA.
Pedro Manuel
Eram cinco
Esse é o segundo trabalho de uma série de cinco, com o tema da mulher despindo-se. Gostaria de saber o paradeiros das demais, só fiquei com este. Creio que foi a unica classificação em um SARP-Salão de Arte de Ribeirão Preto, de cinco obras de um mesmo participante.
Jogo de opostos
Antagonismos ponta a ponta:
da horizontal a vertical
do sorriso a tristeza
do alaranjado ao violeta (cores opostas, complementares)
do fundo avermelhado ao primeiro plano (mesa) verde (complementar)
do claro ao escuro
terça-feira, 7 de julho de 2009
Rimbaut
Rimbaut
Não o frances, o nosso amigo.
Quando jovem andava pelas ruas de violão a tiracolo, sempre apaixonado e nas decepções caia na cachaça, as vezes atravessavamos as madrugada.
Por onde andas?
Quando jovem andava pelas ruas de violão a tiracolo, sempre apaixonado e nas decepções caia na cachaça, as vezes atravessavamos as madrugada.
Por onde andas?
O Filicidio
Prédios, multidões, miséria, fome, ignorância...
Tudo muito assustador!
A vida sem valor.
Chegamos ao fim??!
Frieza, indiferença, banalização da vida.
Podemos fabricar mais uma criança...
É fácil fazer.
Qualquer problema se não der certo jogamos fora.
Não há outra saída,
As portas se abrem para lugares nenhum.
O espetáculo vai começar!
- Respeitável publico!
- Lá vai mais um...
...mais um,
Mais um condenado ao nada....!!!!!
Miguel Angelo Barbosa
Obs:
1- Só sobrou essa foto branco e preto, (1973), deste quadro.
2- Tema atual, há uns tres anos atrás (2006 + ou -) aconteceu isso no córrego do Retiro em Ribeirão Preto. Uma mãe jogou seu filho no córrego, embrulhado em um plástico.
Mãe...Florista
Os olhos contemplando longe.
Além de meus ombros.
Quem sabe o meu futuro...
Quem sabe me imaginando hoje.
Feliz por poucas e pequenas coisas.
Também...!
Amante da Natureza!
Conhecedora da essência da vida.
Sabia que o muito
Não é nada,
só é o, literalmente essencial.
Artista do meu jardim existencial,
me deu luz e me criou para toda eternidade.
Oito botões que se abriram sete,
os quais cultivavas como um lindo ramalhete de flores
que ganhara do namorado em prova de todo amor.
Quando criavas seus ornamentos florais
com amor, carinho, trabalho e empolgação,
me sentia como um deles em suas mãos de florista.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Pinga, Pinga, Pinga!
Invertitudo...
Obs:
Como...?
O corpo bêbado e a garrafa vazia
É tão calma a noite...
Como?
Pinga !Pinga! Pinga!
Não é a bebida!
É o barulho do revolver de "faz de conta"
disparando na noite escura da praça.
O dedão é o gatilho.
Mas as mãos...?
O corpo bêbado e a garrafa vazia
É tão calma a noite...
Como?
Pinga !Pinga! Pinga!
Não é a bebida!
É o barulho do revolver de "faz de conta"
disparando na noite escura da praça.
O dedão é o gatilho.
Mas as mãos...?
Eram grandes...de artista!
Que obedeciam ao sensível bêbado Pinga-Pinga.
Voz grossa de negão de jazz:
-O, o, o, dá um papel aí.
-Pé-péra um pouco aí...
-Toma aí...
-Retrato ¾ ah,ah,ah, ah,ah!!1
Pa-pa-paga uma pinga aí!
Voz grossa de negão de jazz:
-O, o, o, dá um papel aí.
-Pé-péra um pouco aí...
-Toma aí...
-Retrato ¾ ah,ah,ah, ah,ah!!1
Pa-pa-paga uma pinga aí!
Obs:
Quem se lembra do Pinga-Pinga que sempre estava ali pelas paragens da Hedonê e Lanchorama?
Era uma figura impar, que fazia caricaturas com muita facilidade. As vezes em troca pedia só pra pagar uma pinga.
Obra: "Pinga, pinga"- 1976 - Miguel Angelo
Técnica: pirogravura sobre madeira com betume e tinta a óleo
Miguel Angelo Barbosa
Era uma figura impar, que fazia caricaturas com muita facilidade. As vezes em troca pedia só pra pagar uma pinga.
Obra: "Pinga, pinga"- 1976 - Miguel Angelo
Técnica: pirogravura sobre madeira com betume e tinta a óleo
Miguel Angelo Barbosa
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Pano de fundo
Olhem aqui da janela o mundo lá fora!
Que lugar é esse?
Eu não o pintaria assim.
Ouçam que estranho o que os mais velhos estão dizendo.
Guerras, destruição da natureza, conflitos religiosos.
O mundo parece um lugar estranho.
Quanto concreto!
Noticia ruins todo o tempo!
Muita gente desatinada!
Senta aí, menina,
Vou te contar histórias de abismo!
Onde vive um poeta cercado
Por pedras e pessoas frias, de concreto.
Indiferentes.
A morte de pano de fundo.
Mas o sol nasce todos os dias
Irmãos, vamos orar, amém!
Oras!
Miguel Angelo Barbosa
Obs: Do sobrado da Floriano Peixoto avistava-se predios, telhados, ruas distantes, igrejas e o ceu
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Sabor de noite azul - Fase Azul da Prussia
Um gosto de sol
Alguém que vi de passagem
Numa cidade estrangeira
Lembrou os sonhos que eu tinha
E esqueci sobre a mesa
Como uma pera se esquece
Dormindo numa fruteira
...
Milton Nascimento e Ronaldo Bastos
Quando nos amavamos... - Fase azul da Prussia
Companhia de poetas, seresteiros, boêmios, saltimbancos,
Sem destinos.
Primeiros amores,
Viagens longínquas,
Mochila nas costas.
Signo montanhês,
Buscando a mágica poesia existencial em tintas e telas.
Romântico, introvertido, subjetivo,
Difícil de ser entendido.
Palavras lentas, pensadas, divagadas.
O sol, a lua.
A lua como sol na noite.
A vida é bela,
Melhor ainda com o ar triste.
Nostálgico.
Lembranças remotas de um tempo remoto
Miguel Angelo Barbosa
Ao brilho de luar - Fase Azul da Prussia
O assunto é transcendental,
A noite avança e o vinho torna mágica cada palavra,
Cada expressão do semblante,
Cada brilho do olhar, cintilante,
Cada lampejo de luz do luar.
-Qual é a cor da noite?
-Oras, a noite é azul!
-Azul?
-Sim, azul escuro.
Abra o tubo
E derrame a noite da Prússia sobre o fundo ao luar.
Aí é só contrastar:
As faces a brilhar com o quarto crescente a emoldurar.
Miguel Angelo Barbosa
domingo, 5 de julho de 2009
Por que restaurar?
A experiencia de restaurar obras de outros artistas faz com que nossa percepção como artista perceba a alma do material que utilizamos. Como ele se comporta ao longo dos anos, dá-nos nova perspectiva na execução de uma nova obra, mudando sobremaneira algumas tecnicas e utilização desses materiais. Passamos a perceber com mais acuidade os limites e novas possibilidades das misturas, combinações, diluições, transparencias, densidades, pureza dos pigmentos, etc. Melhorando muito nossa tecnica pictorica.
Miguel Angelo Barbosa
Miguel Angelo Barbosa
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Quando remove a sujeira de anos se descobre as cores originais!
Observem o primeiro patinho falta um pedaço!
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quarta-feira, 1 de julho de 2009
Estou em crise de identidade!
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Foto - arte - Miguel Angelo
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