sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Marcos Moreira - Impressão/ Expressão



As obras de Marcos Moreira mostra uma maturidade no manejo das cores, buscando e encontrando um expressionismo plácido quando paisagem. Parece até antagonico colocar dessa maneira, mas é o que Marcos apresenta como resultado final. A escolha  das cores de maneira inusitada, onde em sua paleta busca as subjetivas, impressas na alma, das impressões que o mundo lhe trás dentro de seu arco existencial na sua íris. Tudo isso associado à uma destreza na técnica do espatulado, onde cada fatura se localiza com exatidão em seu gestual objeto, forma ou espaço. Surprendendo quando muda o foco do longe para o perto, ou seja, da paisagem para composição em mesa de naturezas mortas.
Marcos foi um dos poucos artistas ribeiropretanos selecionado para o ultimo - 19º SABBART - Salão Brasileiro de Belas Artes, aliás que sai, em seu estilo, do academismo cansativo que permeia o salão.

8 comentários:

  1. Miguel, seu blog está de vento em popa !Parabéns ! Gostei bastande da pintura do Marcos Moreira,saiu de um figurativismo comportado,um pouco viciado em soluçóes previsiveis, ao meu ver, e caminha por um mundo de cores,criativo.Aposto minhas fichas que vai valer a pena sua coragem.Ouse mais ainda Marcos e parabéns.WaldomiroSantAnna

    ResponderExcluir
  2. Anônimo disse...

    Sinto como transcendentais e de forte impacto na alma as pinturas do Marcos
    causam vontade de parar um pouco a vida e meditar em algo profundo, saudoso...

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Agradeço, sensibilizado,o comentário "anônimo" acima. Sinceramente, não sou meceredor de tão magnânimas e tocantes considerações, de sorte que credito-as muito mais à elevada e profunda sensibilidade do amigo (a) que teve a bondade de escrevê-las.
    Como já agradeci, pessoalmnente, ao Miguel e ao Waldomiro, todas as palavras e apôio que também me dispensaram nesta matéria, gostaria muito de saber quem foi a boa pessoa que postou aquele comentário, para também agradecê-la pessoalmente. Seja como for, fica aqui um grato e fraterno abraço do amigo Marcos Moreira.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns e muito sucesso aos dois: Miguel Angelo pelo blog e Marcos Moreira pelo talento.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom ter um blog desses pra navegar !!!!!

    ResponderExcluir
  6. M.A.M.COmo se diz :Amigo não tem defeito , e eu digo ,seus quadros tambem não.Eles me levam aos páramos celestiais,penetram indeléveis na minha alma e no meu coração. São portadores de alegria ,e o seu colorido alegra a minha vida irradiando luz e calor. "Se" um dia deixar de pintar ,volte-se ,aos "fragmentos "e recomece com "Barcos ao põr do sol",pois pintando encontrará seu silêncio,e nada será esquecido,mas tudo acrescentado,principalmente Amor e Amizade.Parabéns .Fique na Paz de Jesus o "Mestre do Amor Maior."
    Abraços 10/09/2011
    Abraços 10 de setembro de 2011

    ResponderExcluir
  7. Marcos,como se diz:"Amigo não tem defeito",e eu digo: seus quadros também não.Eles me levam aos páramos celestiais,penetram indeléveis na minha alma e no meu coração. São portadores de alegria,e o seu colorido alegra a minha vida ,irradiando Luz e calor."SE" um dia por qualquer motivo ,deixar de pintar ou poetar,volte-se aos "Fragmentos" e recomece com "Barcos ao pôr do sol", pois pintando encontrará seu silêncio e nada será esquecido,mas tudo acrescentado ,principalmente Amor ,Amizade... .Uma rosa para vc e para todo seu inigualável talento.Seu amigo Vincent está feliz pode crêr.
    Parabéns ,continue com suas pinturas e poesias ,tornando esse mundo mais alegre ,junto á todos que o circundam e o admiram .
    Fique na Paz de Jesus ,o " Mestre do Amor Maior."
    Parabénbs também ao "Exímio artista Miguel Angelo "pois ele é um "Artista sem comparação, completo em sua maestria na arte de pintar."
    Abraços 13 /09/2011

    ResponderExcluir
  8. É simplesmente profundo, dá vontade de parar tudo e contemplar essa imensidão de emoções ao ver suas obras.Lindas!!!! Elis Inácio-RJ

    ResponderExcluir