Quero seguir esse blog!

sábado, 13 de novembro de 2010

QUAL O SENTIDO DE “SALÃO?

Transcrevo aqui a manifestação sobre o SABBART de Stella Mello, membro da comissão organizadora do SABBART - Salão Brasileiro de Belas Artes - Ribeirão Preto por muitos anos. Devo dizer que senti isto também, uma vontade oficial de acabar com esse Salão. Pode ser acadêmico ou o que for, mas tirar qualquer coisa da cultura da cidade, que já é tão pobre e pouca, sempre discordarei. Discutir, aprimorar, melhorar, transformar, sim. Outras alternativas, não. Segue abaixo o texto:


QUAL O SENTIDO DE SALÃO?”

O salão Brasileiro de Belas Artes- SABBART - na sua décima nona edição, está confinado a um canto, literalmente isolado do Salão Principal da Casa da Cultura, em um reservado, cujo patrono, Leonello Berti, artista moderno falecido, teve suas obras doadas à Secretaria da Cultura, com o compromisso de mantê-las em uma sala permanente. Este compromisso tem sido difícil, praticamente impossível de ser mantido, pela pequenez dos espaços destinados à Arte. Igualmente recebido pela Secretaria, em doação, o acêrvo da artista acadêmica falecida, Nair Opromolla de Araújo, ex-diretora da Escola de Belas Artes de São Paulo, com o mesmo compromisso de mantê-lo permanentemente exposto. Se o SABBART precisava ficar em um espaço “resguardado” de intempéries, que ficasse, então, sob os auspícios da artista Acadêmica!

Como artista plástica e membro da Comissão Organizadora do citado Salão durante 18 anos, meu interesse aqui é resguardar a integridade do SABBART, Salão que foi criado por Decreto, e que vem, de ano para ano tendo reduzido o número de obras expostas, não por falta de obras ou de qualidade delas, mas por falta de espaço!!! (Por causa de chuvas???) Esse acontecimento, apesar do VALOR do Prêmio, está desprestigiando, de maneira acintosa, os próprios artistas.

Luzia Stella Dias Carneiro de Souza e Mello, bacharel em Direito, artista plástica, escritora, membro da Academia Ribeirãopretana de Letras, membro da Comissão Organizadora do SABBART de 1991 / 1995 e sua Vice-presidenta de 1996 / 2009.

Ribeirão Preto,07 de novembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário