quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Pintura abstrata, digo...concreta (primeira)

Leonardo da Vinci procurava nas formas orgânicas abstratas ligações com as formas do mundo perceptível a sua volta - Kandinsky procurava nas formas abstratas pontes com a espiritualidade e com a musica - Klee transcendia as formas abstratas e a realidade num outro universo supra real, reiventado por seus conceitos abstratos - Malevich queria definitivamente que a pintura nada tivesse a ver com a realidade procurando o purismo estético contra a arte aplicada ou naturalística.
Os artistas contemporâneos buscam a matéria como forma de expressão em si mesma, pois o universo semiótico que nos envolve no espaço urbano tornou-se denso e intransponível, já que os matériais e objetos com os quais nos inter-relacionamos a todo momento, são de natureza totalmente reconstruida para o modus vivendi da sociedade e carregados de conceitos práticos e subjetivos formados culturalmente há séculos e renovados diariamente. Da natureza original nos distanciamos muito.
A matéria! Que matéria? Os limites da terra e a intimidade das matérias já conhecemos e transformamos em materiais e objetos para nos servir, formando novos conceitos de viver e interagir. Fazendo nossa cultura humana modificar continuamente.
Nada escapa da arte:
Comecei a descobrir que meu ateliê cria uma arte, autonoma, diariamente, as relações do tempo, material e espaço ficam impressas em obras que de repente acho-as prontas (ready –made). Vejam por exemplo esta abaixo:


Linda obra abstrata! Não?

Mas não passa sabe do quê?



De um banquinho que tenho por ali, o qual esta sempre sendo usado para suporte de materiais, como também apoio para fazer alguma pintura em outros suportes e de vez em quando sentar-se, também
copyright by Miguel Angelo Barbosa

Um comentário:

  1. Nossa que texto legal!
    È mais fácil entender as obras dos outros períodos devido a enorme literatura existente sobre o assunto. Quanto a arte contempôranea não tinha achado ainda alguma coisa que começasse a clarear meu entendimento, como aconteceu agora.Salvei este blog interessante na minha lista de favoritos e vou começar a ver as demais postagens com calma e continuar a comentar.Até breve

    ResponderExcluir