sábado, 14 de março de 2015

CAMINHOS

               Nossos caminhos diários percorremos baseados no nosso trabalho, nos nossos sonhos, no nosso prazer, na nossa fome, nos nossos interesses, etc . Seguimos diariamente por vários caminhos. Quais as histórias desses caminhos? Como era a rua que passamos agora a pouco, e a 10, a 20, a 50 ou a 100 anos atrás? Quais foram as primeiras pessoas que passaram por ali? Eram trilhas de animais antes de tudo? E no período pré histórico?
       Mais atrás ainda, como eram nos Glaciais que o planeta atravessou? Olhando em perspectiva os meus tempo de infância, os limites do mundo eram estreitos, recordando-os agora. Com minha bicicleta chegava muito próximos desse finais de caminhos. Me lembro de finais de avenidas e ruas, ainda não calcadas, que acabavam em um matagal, em plantações e bosques. Hoje as ruas, os bairros, as avenidas vão muito alem e estão todas calçadas, habitadas, com transito louquíssimo.
       O que desenharia uma trilha? Os acidentes geográficos? O poder de pessoas ou grupos? A fartura da Natureza? A vontade comum dos individuos? O lazer ou a sobrevivência? De tudo um pouco dos antepassados estão desenhados até hoje nas nossas trilhas do presente.






 






    
                                                                                                                                                                          
 MAPA RUPESTRE NO VALE DO PÓ - ALDEIA NEOLÍTICA DE BEDOLINA - PENHASCO NO NORTE DA ITÁLIA A 2400 ANOS ANTES DE CRISTO - TALVEZ SEJA O MAPA MAIS ANTIGO DO MUNDO.