segunda-feira, 9 de abril de 2012

SUBJACTO

Subjacto

Teve um período na arte abstrata desenvolvido nos Estados Unidos na década de 40 do século XX, com o movimento Action Painting, sendo Jackson Pollock seu principal representante. Ao aplicar a tinta na tela os artistas se concentravam no gestual, usavam de diversos meios, diferentes do convencional, derramavam, gotejavam e até mesmo pincelavam, sendo o objetivo mais importante deixar registrado os gestos pictóricos, os sinais e marcas do próprio artista naquele momento da elaboração da obra. Os gestos poderiam ser resultantes de momentos de raiva, de calma, ternura, etc. Feito com as vísceras enfim.
Ao abastecer o carro aos sábados, após dar ateliê em cidade vizinha, encerrando assim a semana de trabalho, ganhava um banho de espuma na lataria e vidros ao encher o tanque. Permanecia dentro do mesmo enquanto recebia o trato do lado de fora. Com minha câmera fotográfica em mãos ia registrando cada momento. Na tela-para-brisa do automóvel surgiam varias telas abstratas instantâneas, mas graças a esse grande invento humano, a fotografia, consegui guardar as inúmeras obras que ali surgiram. A riqueza de formas, linhas, cores que desfilava a minha frente fazia-me viajar. Ao descarregar as fotos em casa tinha grandes surpresas, vendo surgir todo um universo abstrato, diferente, lembrando muitas vezes um mundo alienígena. E de fato ao colocar numa determinada ordem sugere uma viagem intergaláctica.


EM EXPOSIÇÃO NO ESPAÇO CULTURAL BAUHAUS ATE DIA 16 DE ABRIL 2012, EXPOSIÇÃO "INDISCRIÇÕES DO OLHAR" DE MIGUE ANGELO E GRUPO YES ARTE COM RELEITURA DA FILME AMARCOD DE FELLINI

Nenhum comentário:

Postar um comentário