segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Processo criativo de Sebastião Stabille


Quero registrar aqui o processo criativo de Sebastião Stabille.
Através de suas criações consegue passar sua forma de pensar sobre as coisas. O cotidiano, os acontecimentos do mundo, as angustias do ser humano, como também não deixam de ser as suas angustias, atingem seus canais sensiveis de cidadão comum, sempre em estado de alerta para perceber as violencias da vida contemporânea. Seu pensamento funciona como um crivo por onde passa suas concepções critica do mundo, as quais adquirem formas em imagens simbólicas que nos fazem pensar. O cenário das pinturas as vezes pode parecer absurdo e surrealista, mas é o proprio absurdo das relações humanas numa sociedade cada vez mais alienada e doente.
A primeira obra acima registra as duas infâncias, uma da realidade norte-americana e a outra a da miséria dos países que os gringos invadem. Uma carrega esporte, saúde, etc, a outra uma granada para se defender. E no ponto mais alto da rampa um prédio sendo explodido por um avião. Façam suas próprias deduções.
O segundo trabalho mostra uma lingua ferina (literalmente) e o retorno (feedback) em forma de uma víbora. Nada absurdo, vemos isso todos os dias. Lei da causa e efeito.
O terceiro tem um casal atado pela vida (a convivência nos faz xipófagos) mas com os elos rompidos pela maneira de ser (na cabeça). Cada qual direciona seu olhar para ângulos diferentes.
É só realismo ou é surrealismo?

Um comentário:

  1. Acho que é Surrealismo,mas o que interessa é essa originalidade autentica ,que prende nossos olhos ,sentidos e razão!
    Parabens,Dr. Sebastião!
    sonia a.

    ResponderExcluir