Outro perfil de um muçulmano, voltado para o oriente
OBRAS, EVENTOS, PARTICIPAÇÕES ARTÍSTICAS, MEMÓRIAS, PENSAMENTO E REFLEXÕES ESTÉTICAS E DE HISTÓRIA DA ARTE DE MIGUEL AИGELO - RIBEIRÃO PRETO - SP
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Perfil de Beduino
Marcadores:
Pinturas abstratas Miguel Angelo
Perfil duplo - "Dois velhos bem modernos"
Parece um monte de borrão, não é? Olhe melhor, separe duas figuras, duas caras de perfil, dois anciões, numa pintura muito moderna! Ah! Ah! Ah! - "Dois velhos bem modernos"
domingo, 20 de setembro de 2009
Perfil observando a natureza abstrata do universo
Um perfil feminino no canto inferior esquerdo, mas quase que se decompõe com as formas abstratas que a figura parece contemplar.
Sugestão: procurem a contemplação do quadro como a figura-perfil o faz, entre na onda e caia na abstração
Obra terminada há uns sete anos. Texturas e tintas fabricadas no meu ateliê. Volta e meia retorna a tentação Vermelho e Negra
Não deixe de ampliar!
Perfil de Espantalho
Esse espantalho foi fustigado pelo vento, pelo sol, pelos pássaros. Será que estava sentindo-me assim quando pintei? Na verdade não quis pintar nenhuma figura conhecida, a preocupação foi só plástica. Mas para quem gosta de ver alguma coisa conhecida no quadro...bom proveito! mas não deixe de ver os detalhes esquecendo um pouco o todo. Em cada detalhe novos universos. Para isto, amplie!
Já estava saindo da fase Vermelho e Negro
sábado, 19 de setembro de 2009
Perfil desconhecido
Perfil desconhecido
Perfil de guri
Remexendo as fotos de minhas pinturas encontro vários perfis de rostos. Alguns estranhos, outros feios e ainda alguns plasticamente agradáveis.
Acima um "pixote". Durante toda a execução do trabalho a preocupação foi da composição plástica, abstrata, mas ao finalizar insurge um rosto referência-realidade.
Nú, sentando-se
O nome do quadro parodia o "Nú descendo a escada" de Marcel Duchamp. Ainda de uma fase que usava cores com predominância de vermelha e tons muitos escuros.
Observem, ampliando a imagem, a pintura sugere a figuras de três mulheres vistas pelas costas. A repetição de linhas e formas em três fases horizontais e em ritmo descendente na vertical. Ao mesmo tempo são três figuras ou uma só em três posições descendentes criando a ilusao de movimento.
Trabalhos misteriosos - fora de series
Tentem achar a figura e o chapéu, se não acharem continuem procurando, eu também tive dificuldades, mas foi o caminho da ilusão e devaneio que encontrei na perseguição de uma forma. Na verdade é uma bobagem buscar algum referencial-realidade, melhor é contemplar as faturas , as linhas, o tracejamento, a composição de cores e formas. A Arte só dá prazer sob qualquer ângulo que invista seu potencial sensitivo
Ampliem para perceber melhor
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Processo criativo de Sebastião Stabille
Quero registrar aqui o processo criativo de Sebastião Stabille.
Através de suas criações consegue passar sua forma de pensar sobre as coisas. O cotidiano, os acontecimentos do mundo, as angustias do ser humano, como também não deixam de ser as suas angustias, atingem seus canais sensiveis de cidadão comum, sempre em estado de alerta para perceber as violencias da vida contemporânea. Seu pensamento funciona como um crivo por onde passa suas concepções critica do mundo, as quais adquirem formas em imagens simbólicas que nos fazem pensar. O cenário das pinturas as vezes pode parecer absurdo e surrealista, mas é o proprio absurdo das relações humanas numa sociedade cada vez mais alienada e doente.
A primeira obra acima registra as duas infâncias, uma da realidade norte-americana e a outra a da miséria dos países que os gringos invadem. Uma carrega esporte, saúde, etc, a outra uma granada para se defender. E no ponto mais alto da rampa um prédio sendo explodido por um avião. Façam suas próprias deduções.
O segundo trabalho mostra uma lingua ferina (literalmente) e o retorno (feedback) em forma de uma víbora. Nada absurdo, vemos isso todos os dias. Lei da causa e efeito.
O terceiro tem um casal atado pela vida (a convivência nos faz xipófagos) mas com os elos rompidos pela maneira de ser (na cabeça). Cada qual direciona seu olhar para ângulos diferentes.
É só realismo ou é surrealismo?
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Ainda década de 80
Garrafas coloridas e Café da manhã
Ainda imagens de mesa muito coloridas e geométricas
mas um geometrismo simplificador, onde a figura é planificada pelas cores puras
Posso publicar? Cléo Reis - ALARP
Miguel,
Acho você um dos grandes artistas do mundo. A combinação das cores- mesmo usando cores mais fortes no conjunto ficam suaves- , o capricho dos traços parecem buscar sempre e infinitamente a perfeição...É um orgulho para a ALARP e para Ribeirão Preto que hoje recupera o título de Capital da Cultura- até por este dia resolvi enviar este singelo comentário- por ser você um dos pilares desta Cultura de nossa cidade,
Abraço e Paz
Cléo
-------------------
Em resposta a Cléo:
Teus olhos e tuas palavras faz o mundo ficar tão lindo!
Acho você um dos grandes artistas do mundo. A combinação das cores- mesmo usando cores mais fortes no conjunto ficam suaves- , o capricho dos traços parecem buscar sempre e infinitamente a perfeição...É um orgulho para a ALARP e para Ribeirão Preto que hoje recupera o título de Capital da Cultura- até por este dia resolvi enviar este singelo comentário- por ser você um dos pilares desta Cultura de nossa cidade,
Abraço e Paz
Cléo
-------------------
Em resposta a Cléo:
Teus olhos e tuas palavras faz o mundo ficar tão lindo!
Assinar:
Postagens (Atom)