terça-feira, 29 de dezembro de 2020

ARTE ABSTRATA

 

A ARTE ABSTRATA

Não quero aqui tecer consideraçõos históricas da estética abstrata, e sim apenas registrar observações vivenciadas ao longo de meu trabalho artístico em relação a essa estética Artistica.

Fiquei inspirado em escrever este texto após colocar uma obra em redes sociais, um painel que estava por acabar  e pedi ali na minha postagem pra que decidissem o lado que deveria ficar a obra. Colocando duas fotos para optarem.

Posição 1


Posição 2

O que é o ABSTRATO?

Vamos ver o que diz os dicionários:

O que não é concreto; Que existe só na imaginação; Que inexiste; etc. 

As imagens dessa obra não tem formas referenciais da realidade, nem nenhuma figuração explicita, encontra se quadrados, círculos, triângulos, polígonos irregulares etc, além de outas formas orgânicas que são indefinidas.

Na execução do painel segui minha percepção de harmonia e contraste através de sentimentos de imagens que sugerem ao espirito meu estado do momento. Ora serenas, ora nostálgicas, ora agitadas. Sendo, na verdade, sempre uma fuga da realidade ficar imprimindo numa tela seu momento interior, conversando consigo mesmo, dando satisfações de meu viver para mim  mesmo escrevendo abstratamente na tela

Tem a hora também da contemplação do todo, ou seja:

O que esta fora do contexto?

O que esta gritando?

O que precisa gritar?

O que não esta claro (adjetivo)?

O que esta claro demais (substantivo)?

Qual é o sentido? Sentindo em mim o todo (da obra)

Condiz com meu sentido (sentimento) momento?

Levando então a algumas alterações em alguma parte para mudar o sentido, sentimento. Fazendo isso várias vezes durante a elaboração da obra

Um exercício de meditação abstrata com elementos puros dos sentidos ...sentimento.

Elaborando fora elaboro por dentro

Quando fiz a pergunta sobre o lado que gostariam que ficasse fiquei surpreso com os sentidos e sentimentos que cada um expressou, pois o abstrato, (sem sentido), é percebido com vários sentimentos. Vamos dar uma olhada em algumas expressões:

 Roselei Sueli Moraes Pereira

Miguel me chamou mais atenção a 1, por conta dos traços vermelhos no canto direito superior. Quem sou eu pra opinar, mas é sempre bom o olhar de quem não entende nada de obras de arte, assim como eu, mas se encanta e tem sua atenção despertada por um detalhe que muitos não observam

 Ana Silva

Acho a 1 mais harmônica, com mais equilíbrio

 Narege Atelier de Artes

O caos fica no meio , nas duas posições ! Resta saber se vc. quer a Paz no começo ou no final ... !

 Antonio Franco

Eu não gosto de dar palpites mas já que vc pediu aproveito pra dizer que o vermelho pediu muito pra um lado. Em todo caso fico com a posição 2

 José Eurípedes Reis

2 direita base para esquerda leve fly passando pela hidroelétrica de furnas!

 Fernanda Ripamonte

Gosto do 02, abaixo, aquela luz que está acima na esquerda fica, (no meu entendimento), melhor como sol.

Lindo, lindo

 Maria Beatriz Sacramento

Dos dois jeitos. O seu desenho tem um equilíbrio maravilhoso. Acho que devo chamar de abstrato. Não sei se posso chamar assim.

 Hermano Silva

Miguel meu amigo

Quando coloquei na horizontal e vislumbrei vi vestígios da uma Civilização Antiga que a partir da foto foto coloriu.

Que coisa estranha.

Parabéns esta magnífico!

 

Notem, pelos comentários, os sentido e sentimento produzidos!

Não tive professores de arte, fui autodidata a vida toda no exercício pictórico, mas tive amizades e conversas fantásticas com grandes mestres da arte de nossa cidade como, Pedro Manuel, Amêndola, Canova, Vaccarini e Leopoldo Lima. Nessas conversas extrai deles tudo que me tornou fazedor de Arte.

Lembro me do Amêndola falando, "Vira de cabeça pra baixo", "Olha esse pedaço isolado do resto"...etc. Com o tempo fui percebendo que uma obra abstrata é forte e atraente aos olhos quando ao colocá-la dos quatro lados os olhos gostam em todas posições.

Fora isso fui um estudante voraz de estética e História da Arte, apesar de tudo isto concluímos que, a arte esta fora quando esta dentro, que sentir faz sentido e sentido faz sentimento. São coisas básicas que está na vida de todos, pois mora na alma que vive dentro de cada um. Basta se permitir. Não precisa estudar nada, alias os estudos só referendam isto.

As observações dos amigos que se manifestaram demostram isso conforme listados acima.

É um trabalho abstrato, isto é, não quer contar nada, não quer mostrar nenhum objeto real ou ser da natureza, ou lugar, ou paisagem

Mas revela sentidos diferentes, conta histórias do interior de cada um, cria pontes de percepção com a existência (sentido). Não quer contar nenhum acontecimento, mas faz acontecer aos olhos que encaminham ao coração e à mente, ai criando sentido, sentimento,,, existência.

O lado que a maioria apontou foi a posição 1. Vou fortalecer alguns elementos plásticos apontados pela maioria do lado direito acima e finito. 

Grato a todos

MIGUELAI/IGELO

2 comentários:

  1. Por isso penso que não devemos assinar um abstrato na frente e sim atrás da tela. Tudo vai depender do sentimento do momento. Vai ter hora que minha alma pede o vermelho abaixo, a esquerda e dependendo do dia, vou querer o vermelho acima, a direita. Mas nada me impede de por a tela na vertical e experimentar com ela outras sensações. Assim é a arte.

    ResponderExcluir
  2. Miguel...à princípio tinha escolhido uma posição, depois cheguei à conclusão que,como cada trabalho proporciona uma sensação individual dependendo do seu estado de espírito,o meu estado não muda diante da sua obra.
    Vejo no seu trabalho,uma leveza de traços e cores que me proporcionam um equilíbrio visual digamos assim.
    Não importa de que lado eu a veja...Sua pintura me provoca as mesmas sensações,sinto a expressão da sua alma de artista ,do seu coração.

    ResponderExcluir